Diferença da Língua Escrita e Falada
Trabalho de Conclusão de Curso
CARINA WERNER
CRUZ ALTA
2012/2
Resumo: Oralidade e escrita representam duas habilidades diferentes e de suma importância para uma boa comunicação. O problema acontece quando essas duas habilidades se juntam, ou seja, uma invade o espaço da outra, o que podemos chamar de escrita oralizada. O presente trabalho busca mostrar a diferença da língua falada e da língua escrita, focando na influência que a fala tem sobre a escrita. A partir da análise de produções textuais, pretende-se averiguar erros ortográficos, que podem ser justificados pelo fato de o aluno escrever de uma maneira próxima a sua fala.
Palavras-chaves: Língua Falada. Língua Escrita. Erros ortográficos.
Introdução
A língua escrita, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é a representação da fala. Na verdade, língua falada e língua escrita representam duas naturezas distintas da linguagem. Se os alunos não dominam a diferença da oralidade e da escrita, torna-se mais difícil a produção de textos sem marcas da fala, o que pode ocasionar erros ortográficos. Meu objetivo neste trabalho é entender o porquê desses erros ortográficos estarem acontecendo em produções textuais dos alunos e observar a postura do professor diante da influência da fala sobre a escrita.
Durante meu estágio, ao analisar produções textuais de alunos do 1° ano do Ensino Médio, do turno da noite, do Instituto de Educação Edmundo Roewer, localizado no município de Ibirubá, RS, encontrei marcas da oralidade na grafia de algumas palavras, tais como veiz, grandi, otro, faiz, etc.
Para que essa marca da oralidade em textos não aconteça, é necessário que