Diferença de Rendimentos entre Homens e Mulheres
A desigualdade de gênero não é algo do passado está enraizada na nossa sociedade. Isto é evidente com a disparidade de salários entre homens e mulheres. Dados apontam as diferenças entre homens e mulheres analisando os rendimentos femininos e constatando que são inferiores aos rendimentos masculinos. Em 2010 as mulheres ganhavam o equivalente a 68% dos rendimentos dos homens. Quatro fatores principais contribuem para a diferença de salários entre ambos os sexos.
Discriminação de gênero. A mulher de hoje sofre fortes discriminações no mercado de emprego. Com a discriminação de gênero as mulheres mesmo desempenhando o mesmo trabalho que o homem a sua remuneração é inferior a do homem, isto resulta numa recompensa desigual. A representatividade feminina em cargos de direção ainda é muito baixa em relação aos homens, onde dentro de uma empresa se reserva cargos mais baixos para as mulheres. A discriminação também se dá com a correlação às capacidades intelectuais das mulheres, fazendo com que elas sejam alvos de chacotas e ridicularizações.
Responsabilidades domésticas desiguais reduzem os rendimentos das mulheres. As responsabilidades domésticas tiram o tempo das mulheres para se profissionalizar e desempenhar atividade produtiva no mercado. Elas também estão mais predispostas a assumir empregos informais ou em tempo parcial. Mesmo trabalhando em tempo integral as mulheres assumem uma jornada dupla quando há uma má distribuição das tarefas domésticas. Tudo isto afeta a carreira profissional da mulher implicando em consequências negativas para os seus rendimentos.
As mulheres tendem a se concentrar em empregos mal remunerados. As mulheres se direcionam para empregos com menor rendimento médio como educação, humanidade e artes. Isso as limita a ocupações e empregos mal remunerados.
O trabalho desempenhado por mulheres é menos valorizado do que trabalhos desempenhado por homens. O trabalho desenvolvido por mulheres é considerado