Diferentes visões
Para Piaget, a interação social no desenvolvimento da inteligência humana somente ocorre em função de interações sociais, a definição de homem social é aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma equilibrada. A criança interage socialmente diferente de uma pessoa que atingiu a carência e equilíbrio de trocas intelectuais. O desenvolvimento social esta ligado com o desenvolvimento das operações lógicas. No período sensório-motor,o nível de socialização da inteligência mostra-se precário, porque não há muitas trocas sociais, já no período operatório, apresenta de linguagem da representação simbólica ganha maior importância. Esta fase a criança passa a ter um ponto de vista como única e absoluta, ela é influenciável facilmente pela opinião dos adultos pois ela não possui consciência do próprio eu.
A personalidade constitui na socialização e em tomar consciência desta relatividade da perspectiva individual e assim colocando-se em conjunto de outras perspectivas possíveis.
Para Gestalt, ele defende a ideia de traços de memórias, sendo efeitos que experiências marcam o sistema nervoso, estes traços de memórias formando totalidades isoladas são chamadas de gestalt .Aprender não é adicionar ou subtrair traços, mas sim transformarem.
Gestalt é um esquema que não tem historia por que não leva em conta a experiência anterior, há concordância em relação com raízes biológicas do intelecto, não se encontram em uma faculdade, na organização biológicas, seus estudos são baseados na percepção e sensação de movimentos o comportamentos deve ser estudado em aspectos globais,isto é entender como o aluno percebe as situações e como resolve-as.
Quando se juntam-se elementos assim formam um novo padrão que não existia anteriormente antes da soma das partes.
Nosso campo perceptivo segue determinadas tendências sob a forma de conjuntos estruturados. A percepção é importante estimulo para compreensão do comportamento humano sendo