Governança corporativa suas diferentes definições e visões
Buscar diferentes definições e visões sobre Governança Corporativa
2. Revisão da Literatura
Iniciando pelos conceitos das agências responsáveis verifica-se a definição passada pelo IBCG (2012) onde o mesmo define que Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e aperfeiçoar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital contribuindo para a longevidade.
O IBGC (2012) afirma que a preocupação da Governança Corporativa é criar um conjunto de mecanismos para alinhar e assegurar o comportamento dos executivos com o interesse dos acionistas. Uma boa Governança proporciona aos proprietários a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva.
A Governança Corporativa adota como linhas mestras a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa. (IBGC, 2012).
Já OCDE (2012) traz a seguinte definição de Governança Corporativa:
“A Governança Corporativa cuida da estrutura institucional e política das corporações — desde o início do empreendimento, passando por suas estruturas de Governança, direito societário e privatização, até a saída do mercado e a insolvência. A integridade das corporações, instituições financeiras e mercados são especialmente importantes para a saúde de nossas economias e sua estabilidade”.
Segundo LETHBRIDGE (1997) um sistema de Governança é a composição do conjunto composto de instituições, regulamentos e convenções culturais, que aprimorando a relação entre as administrações das empresas e os acionistas ou outros grupos às quais as administrações, de acordo com o tipo de modelo, devem prestar contas. As características e o desenvolvimento desses