Manutenção quadro de comandos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CAMPUS CHAPECÓ
COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS TÉCNICOS
CURSO TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA
ADRIANE BARNISKI
FABRÍCIO QUADROS
VANDERLEI RODRIGUES
MANUTENÇÃO DE QUADROS DE COMANDOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
CHAPECÓ
ABRIL, 2012 SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. MANUTENÇÃO 2
2.1. Principais conceitos manutenção 2
3. MANUTENÇÃO EM QUADRO DE COMANDOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 3
3.1. Principais defeitos em quadro de comandos 3
3.2. Principais defeitos em instalações elétricas 3
3.3. Dicas de manutenção 4
4. CONCLUSÃO 5
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
Hoje em dia a manutenção em máquinas e equipamentos tem um papel fundamental para um bom desempenho e obter o resultado esperado. No trabalho abordamos vários tópicos referente a manutenção, como os tipos.
2. MANUTENÇÃO
2.1. Principais conceitos manutenção
Manutenção é toda ação de controle e monitoramento, ela não aumenta a confiabilidade, apenas leva o equipamento a operar sempre próximo as condições em que saiu de fábrica. Existem basicamente três tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. a) Manutenção corretiva: trata-se de uma manutenção não periódica que devido a uma falha ou defeito ocorrido em um equipamento (máquina) durante seu uso.
b) Manutenção preventiva: é uma manutenção planejada. Suas atitudes mais constantes são reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas, substituição de peças e componentes que estejam com sua vida útil próximo ao fim. A vantagem é que ela é programada, assim é menos provável que aconteçam imprevistos que possam gerar prejuízos futuros.
c) Manutenção preditiva: é o acompanhamento periódico, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo. Essa manutenção tem