COBIT 5
Visão Geral do COBIT 5
O COBIt fornece orientações da ISACA de governança corporativa e gestão de TI. A prática do COBIT é utilizada em muitas organizações e usuários das comunidades de negócios, TI, risco segurança e garantia.
Os principais fatores do COBIT 5 são:
As partes interessadas falam o que eles esperam da tecnologia da informação. Definir quais são as prioridades para garantir que o valor esperado seja efetivamente obtido.
Abordar questões para sucesso dos negócios tais como terceirizadas, fornecedores, consultores, clientes, provedores de serviços na nuvem e demais serviços.
Todas as informações devem ser verificadas. As informações validas podem ser utilizadas em decisões de negócios.
A área TI faz parte da gestão estratégica da empresa, todos os funcionários hoje tem pelo menos o conhecimento básico de TI.
Fornecer orientações inovadoras, ter criatividade para produzir produtos mais interessantes, para conquistar novos clientes. Buscar sempre se atualizar, para assim fornecer produtos de alta tecnologia.
Verificar sempre todo o processo do negocio.
Analisar sempre a melhor solução utilizada pelos usuários
Atingir:
- Valores utilizados na Governança de TI
- Qualidade do serviço para os usuários
- Uma melhoria das relações entre as necessidades corporativas e os objetivos de TI
Atualizar-se com padrões e modelos do mercado, tais como: Information Technology Infrastructure Library (ITIL®), The Open Group Architecture Framework (TOGAF®), Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), PRojects IN Controlled Environments 2 (PRINCE2®), Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e International Organization for Standardization (ISO).Isso ajudara a intender como diversos modelos, boas práticas e padorões se relacionam.
Capítulo 2
PRINCÍPIO: ATENDER ÀS NECESSIDADES DAS PARTES INTERESSADAS
Introdução
O objetivo da governança de TI é criar valores de acordo com a necessidade das partes interessadas. Criar valores