diferentes Organizações
Matricula: 13210754
Curso: Administração/Fanor-Campus North Shopping
Turno: Noite
Matéria: Psicologia Aplicada
Assunto: Exemplos práticos de diferentes culturas organizacionais
A cultura organizacional é então, uma forma de dar e comunicar a identidade da empresa. Ela é criada pelos membros da organização com forte influência dos gestores e tem como característica ser um guia, um mapa que orienta as ações dos funcionários.
Uma conclusão importante desse estudo é que empresas multinacionais adotam uma cultura organizacional híbrida, mesclando tanto a cultura do país de origem, quanto dos países em que está presente.
Um exemplo prático que podemos observar a importância da cultura organizacional é no caso de fusões. Para ilustrar, temos o caso da união entre Itaú e Unibanco:
“O Itaú tinha atributos de modernidade e tecnologia e o Unibanco, mais jogo de cintura e flexibilidade”. Diz Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco.
Para unir duas instituições tão diferentes, era preciso manter as coisas que eram valorizadas em cada banco, principalmente o relacionamento com o cliente. Para criar uma nova cultura corporativa, foi realizada uma pesquisa com 16 mil funcionários, para que se decidisse qual marca iria prevalecer.
“Pensamos em criar um novo nome, mas as pesquisas mostraram que a marca do Itaú era mais forte e valia mais do que a do Unibanco” Diz Zeca Rudge, vice-presidente de marketing do banco.
Cultura organizacional x motivação x sentido no trabalho.
Uma empresa com uma cultura organizacional em há pouca autonomia do funcionário, não dando a ele liberdade na tomada de decisão, falta de autonomia, pode gerar a perda de gosto pelo trabalho e consequentemente o absenteísmo.
Há também uma relação com o sentido do trabalho, a cultura da empresa, sua identidade e valores vão construir toda a significação, orientação e coerência do trabalho para a pessoa. Quanto maiores os valores compartilhados entre empresa e