Libras
Autor: Antônio Dantas De Azevedo Junior
Orientador: Prof. PAULO ROBERTO DE ANDRADE SANTOS – Curso de Pedagogia
Faculdade Mauricio de Nassau
1) É possível um surdo se desenvolver linguisticamente utilizando somente língua de sinais? Justifique sua resposta utilizando passagem do filme que deixa isso claro.
Sim, acredito que é possível um surdo se desenvolver linguisticamente utilizando somente língua de sinais, como vimos nas cenas quando a professora pediu para estar sozinha com a menina em uma casa para ensina-la o significado das coisas através da língua de sinais associando ao objeto, vimos que no final do filme a menina entendeu que cada objeto tinha o seu nome e representação linguística passando a associar os objetos com os sinais. porém é necessário também vários outros fatores que possam contribuir para esse aprendizado, como a participação positiva dos familiares em compreender e aceitar que a criança surda é uma pessoa normal cognitivamente e que precisa de cuidados especiais de pessoas que possuem esse conhecimento para proporcionar uma interação entre o surdo e a sociedade, os surdos tem a mesma necessidade de se socializar como qualquer outra pessoa normal, porém, por causa da sua necessidade especial é necessário que alguém com conhecimento em LIBRAS faça essa mediação. De cara, no início do filme, vimos o preconceito dos pais, tanto com a filha como com a professora que tinha alguma dificuldade de enxergar, uma das cenas que mais achei interessante foi quando a professora diz que a piedade dos pais para com a menina só estava a destruindo e que era mais fácil sentir compaixão dela do que ensinar algo melhor.
É importante destacar também a necessidade do conhecimento em Língua de sinais para a comunicação com os surdos, a própria professora em algumas cenas sentia essa necessidade de conhecer mais, no caso do filme a datilologia para poder ensinar a menina. A paciência e a perseverança foram