Gestão de Recursos Humanos em Diferentes Países: lições para organizações brasileiras?
Gestão de Recursos Humanos II
Trabalho da disciplina de Recursos Humanos II para obtenção de nota parcial, sob orientação da professora Hebe de C. Bernardo.
Guarulhos
2014
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Recursos Humanos em Diferentes Países: lições para organizações brasileiras?
Turma: HAD5MA
Aluno:
2012041390 - Gabriel Queiroz O. Pereira
Guarulhos
2014
Resumo:
O autor do artigo, em sua introdução, comenta sobre a flexibilidade da posição das organizações perante a sociedade contemporânea, contrariando as mais influentes teorias fundadoras do moderno pensamento administrativo, que defendia as organizações como elementos estanques. Segundo ele, as organizações são como sistemas que requerem a integração como um contexto global mais amplo, o que faz com que se torne inevitável a interligação entre o contexto global e a pratica administrativa local.
Perante esse cenário, o autor pretende com esse artigo dar lições as organizações brasileiras, analisando estudos feitos em países do mundo inteiro, pesquisando sobre a gestão de recursos humanos sob o enfoque global.
Em relaçao ao atual contexto da gestao de recursos humanos, em detrimento ao impacto no desempenho organizacional, houve um acentuado crescimento no interesse sobre a GRH.
Nesse contexto, segundo diversos pesquisadores, o RH deixa de ser um apontador de problemas para se caracterizar pela integração estrategica das politicas e praticas na gestao organizacional, tornando-se um parceiro de negocios, focando nas relaçoes individuais e enfatizando a melhoria do desempenho organizacional, assim participando diretamente no processo de decisão da empresa.
A GRH, para ser consistente, deve adotar estrategias para valorização do fator humano, ja que influencia o interior da organização, dando a organizaçao uma maior