DIFERENCIAÇÃO DEMANDA ESTRATÉGIAS
Para um produto ou serviço ser bem posicionado no mercado, ele precisa diferenciar-se dos demais, ocupando um espaço diferente dos concorrentes na cabeça do consumidor. Diferenciação é o ato de desenvolver características específicas para seu produto ou serviço, fazendo com que sua oferta seja mais atraente que a concorrência. Há diversas formas de uma empresa diferenciar-se das outras para construir um sólido posicionamento na mente do consumidor. Entre elas: diferenciação de produto, serviços, canais de distribuição, pessoal e imagem. A diferenciação de produto leva em conta: desempenho; características; confiabilidade; design; estilo; conformidade; durabilidade e reparabilidade.
Formas de diferenciação
Produto
Serviços
Pessoal
Canal
Imagem
Características
Desempenho
Conformidade
Reparabilidade
Estilo
Design
Facilidade para pedir
Entregas
Instalação
Treinamento dos clientes
Consultoria (aos clientes)
Manutenção
Reparos
Miscelânia
Competência
Cortesia
Credibilidade
Confiabilidade
Resposta ao consumidor
Comunicação
Amplitude
Especialização
Desempenho
Símbolo
Audiovisual e escrita
Atmosfera
Eventos
Fonte: Adaptado de KOTLER, 2000, p.310.
Em relação a serviços, a diferenciação se dá através da facilidade em pedir, entregar, instalar, ou em termos de treinamento, consultoria, manutenção, reparos, etc. Na parte pessoal, a diferenciação é obtida por competência, cortesia, credibilidade, confiabilidade, resposta, ao consumidor e a comunicação. Canais de Distribuição podem ser diferenciados pela amplitude, especialização ou desempenho.
Um símbolo, uma escrita ou um audiovisual, ou mesmo uma atmosfera ou eventos diferenciados podem ser a imagem de uma empresa ou de um produto.
O QUE É DEMANDA?
Demanda é a quantidade que o consumidor deseja adquirir de um produto ou serviço por determinado preço. Sendo assim, demanda pode ser interpretada por procura, e não necessariamente por consumo, pois pode-se querer mas não consumir determinados produtos