Forum Fundamentos Da Economia
O Custo de Oportunidade é representado pelo valor de das oportunidades sacrificadas (não escolhidas). Diferente dos custos contábeis que são escriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais. Custo Alternativo é um outro sinônimo para o Custo de Oportunidade, por indicar o custo resultante da não-utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou numa linguagem mais coloquial o custo da alternativa deixada de lado.
Exemplos de Custo de Oportunidade: a) Custo de Oportunidade do Capital – Que seria a escolha certa de um investimento em bolsa, aplicação em poupança. b) Custo de Oportunidade do Imóvel – Verificar se é mais viável comprar ou alugar um imóvel, ou se o imóvel for de propriedade da empresa, verificar se é melhor alugar ou estar no estabelecimento. c) Custo de Oportunidade da Mão-de-Obra – É verificar o custo, quantos funcionários realmente precisam e seus respectivos salários.
2) e um tema importantíssimo para todos, os conceitos de Demanda, Oferta e do Equilíbrio de Mercado. Questão: por que os bens fabricados e os serviços elaborados possuem preços?
Demanda – significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos. A lei da demanda indica que em condições normais em um mercado, a quantidade demandada é inversamente proporcional ao preço do bem em questão. Ou seja, se um produto tem um preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda.
Oferta – Oferta é o ato de oferecer, doar algo; um oferecimento; a ação de oferecer alguma coisa por um preço