Diferenciando arte, artesanato e design
A ergonomia tem uma visão ampla, abrangendo atividades de planejamento e projeto, que ocorrem antes do trabalho ser realizado, e aqueles de controle e avaliação, que ocorrem durante e após esse trabalho. Tudo isso é necessário para que o trabalho possa atingir os resultados desejados.O objetivo da ergonomia é estudar os diversos fatores que influenciam no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências nocivas sobre o trabalhador (fadiga, estresse, erros e acidentes) para proporcionar segurança, satisfação, saúde e eficiência.
Há 3 tipos de ergonomia na contemporâneidade:Física: que se ocupa das características da anatomia humana, antropometria, fisiologia, e biomecânica, relacionados com atividade física;Cognitiva: que se ocupa dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio e resposta motora na relação pessoas e elementos de um sistema;Organizacional: ocupa-se da otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, políticas e processos.
Exemplo de ergonomia organizacional. Na Linha de produção antiga o funcionário realizava tarefas repetitivas sem compreender o processo como um todo.No Grupo autônomo, uma nova postura de organização ergonômica entre os