Diferenças entre conhecimento espontaneo e conhecimento científico
Diferenças entre o conhecimento espontâneo e o conhecimento científico.
O conhecimento espontâneo, ou senso comum, é o conhecimento recebido de “herança”, primeiramente da família e depois da sociedade onde o indivíduo se engaja. São as tradições, valores, emoções e juízos pessoais. É um conhecimento particular, extraído de uma pequena amostra da realidade através de experiências pessoais de cada um e usado então para generalizações muitas vezes equivocadas. Um exemplo básico seria a mãe concluir, ao colocar a mão sobre um filho, e notar que ele está quente, que ele está com febre, porém para saber o porquê desta febre é necessário a avaliação de um médico pois este já estudou as causas da febre e as alterações no organismo humano que levam a ela. Este usa do conhecimento científico, pois aplica técnicas comprovadas e estudadas para o diagnóstico. Seu conhecimento baseia-se na medicina, que exemplificando de maneira geral é a ciência que estuda os fenômenos que acontecem com o corpo humano, através de fatores internos, o organismo, ou fatores externos, as doenças e vírus.
Referência Bibliográfica:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2000.
Capítulo 12
A relação entre filosofia e ciência na antiguidade.
Os filósofos gregos se empenharam em buscar explicações racionais para o princípio das coisas, se distanciando das explicações místicas que vigoravam até então, sendo isso um esforço para compreender o mundo a partir das causas tornando tudo que antes era “mito” em interpretações coerentes. Exemplos disso são a matemática de Pitágoras, o do teorema, que considera o número o princípio de onde deriva a natureza, feita a imagem da harmonia do número, e a medicina de Hipócrates conhecido como o pai da medicina. Para Platão, o filósofo deveria elevar o conhecimento de simples opinião até a ciência. Platão acreditava que para que esse conhecimento fosse