Interações em sala de aula: Trabalhando na Zona de Desenvolvimento Proximal
INTRODUÇÃO
A teoria de Vygotsky dá grande valor ao processo de interação, este é o ponto de partida de reflexão encontrada no texto, sendo fundamental discutir um pouco a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal, o qual fornece ajuda ao professor para que este seja desafiador em relação ao seu trabalho em para com os seus alunos em sala de aula.
RESENHA
É através da interação entre as pessoas que Vygotsky afirma que é construído em primeiro lugar o conhecimento que depois se tornará intrapessoal, daí então será partilhado em grupo o conhecimento que foi conquistado ou construído. Dentro deste processo da interação em sala de aula, tal referencial não combina com a ideia de classes organizadas por um sistema educacional de forma a reproduzir seu domínio social e sua visão de mundo. E estas concepções que este sistema determina como importante e fundamental são consideradas apenas como complementares no ensino, quando se imagina uma sala de aula em processo interativo, o aluno fará parte do processo de construção de forma dinâmica e ativa, onde o professor é o articulador de conhecimentos e o aluno não fará o que quer, mas ambos serão parceiros de uma grande construção, onde ideias, experiências e vivências diferenciadas serão trocadas e o papel de cada um precisa estar bem definido. O professor continuará ensinando e caberá a ele unir, colocarem ordem de forma dinâmica a estes novos conhecimentos.
A escola é como um laboratório onde se reúnem diferentes realidades e o homem se constitui quando confrontado com as diferenças. Através deste processo interativo em sala de aula a organização do trabalho docente ganha uma perspectiva diferente, cada um tem o seu lugar no processo de construção de aprendizagem, o professor como mediador e o aluno sendo aquele com quem o professor pode e deve contar, pois dessa forma pode-se resgatara autoestima e