O que são Desastres Naturais
Um desastre natural pode levar a que aconteçam grandes catástrofes e à perda de bens materiais. Não é por outra razão, que os bancos e as seguradoras se preocupam com os acidentes naturais (que se podem transformar em desastres) e estudam e propõem medidas de ações preventivas, como por exemplo, medidas de recuperação desses bens.
Os acidentes naturais podem ser classificados em função da interferência humana, (ou não) da previsibilidade e dos impactos sobre a vida humana.
Os terramotos são aqueles que provavelmente tem menor interferência humana - directa ou indirecta - são de difícil previsibilidade, quanto ao momento e intensidade de ocorrência, mas com grandes impactos sobre a vida humana. É possível a prevenção, quando há recursos, como acontece no Japão, uma vez que este país se situa sobre duas placas tectônicas, tem todas as suas grandes edificações com tecnologia anti-sísmica. No caso de áreas pobres que não usufruem da mesma condição, os desastres têm mais probabilidades de acontecer.
Vendavais, tufões, tornados e outros fenômenos dos ventos são previsíveis, embora nem sempre com a precisão em relação ao momento e às rotas. Alguns deles formam-se e dissipam-se no mar, não atingindo áreas onde as pessoas habitam (que representam uma parcela pequena de todo o universo terrestre). Mais uma vez os efeitos são diferenciados em relação à renda da população atingida: O mesmo furacão que causa milhares de mortes no Haiti, causa prejuízos patrimoniais nos EUA, sem perdas de vidas. É considerado um acidente natural previsível, previsto, com alguma antecedência (a tecnologia vai aumentando esse tempo de antecedência), permitindo a