Karl Marx
Karl Marx nomeado como pai do socialismo defendia a igualdade para todos, buscava direitos trabalhistas aos operários e que existisse as empresas estatais ao invés das privadas, que os lucros sejam distribuídos a sociedade para o bem estar de todos. Desenvolveu o pensamento de que a nação excluindo o capitalismo que usufruiu do operário e o descarta, quando este não seria mais produtivo. Criou o princípio da "mais valia" onde o conhecimento não tinha seu verdadeiro valor, e onde o operário era mal renumerado. A empresa vendia os produtos e arrecadava os lucros, através disso o capitalismo adotou novas formas de trabalho dentro do mercado, Karl Marx buscava leis trabalhistas, direito a participação de lucros, distribuição de renda e políticas sociais.
Vida pessoal de Karl Marx
Karl Heinrich Marx nasceu em 1818, em Trier. Filho de um advogado judeu convertido ao Protestantismo. Cursou as universidades de Bonn e Berlim, onde estudou Direito, dedicando-se, todavia, à Filosofia e à História. Ainda em Berlim tomou parte em um grupo denominado “hegelianos de esquerda”, que interpretavam do ponto de vista revolucionário as ideias de Hegel.
Marx não se deteve ao estudo de teorias, desenvolvendo pelo transcorrer de sua vida grande atividade política, ao decorrer da qual desenvolveu a doutrina do Socialismo proletário revolucionário. Dado o radicalismo de suas teorias e ações políticas, Karl foi alvo de perseguições e diversas vezes expatriado. Principiou a difusão de suas convicções por meio do periódico renano “Gazeta do Reno”, que ao passar a sua orientação, acabou vetado pelo governo. Em 1843, ao transferir-se para Paris, Karl Marx conheceu Friedrich Engels³, que se tornaria seu mais fidedigno amigo e colaborador. Juntos, desenvolveram a doutrina do Comunismo Cientifico. Após o II Congresso da sociedade secreta de propaganda “Liga dos Comunistas”, em 1848, Marx compôs seu ilustre “Manifesto Comunista”, onde esboçou o Materialismo Dialético e a teoria da