DIETRICH BONHOEFFER
FACULDADE LATINO-AMERICANA DE TEOLOGIA
INTEGRAL
POLO RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
NEUSA TOLEDO
HISTÓRIA DA IGREJA III
TAREFA 4
RIBEIRÃO PRETO/SP
2013
DIETRICH BONHOEFFER
“Pior que fazer o mal é o ser mal.”
―Dietrich Bonhoeffer
Dietrich Bonhoeffer (04/02/1906 -. 09/04/1945) – Nasceu em Breslau na Alemanha.
Pastor protestante luterano, teólogo e ativo na resistência alemã contra as políticas de Hitler e do nazismo.
Devido a sua oposição ao regime nazista, Bonhoeffer foi preso e executado no campo de concentração Flossian, durante o último mês da guerra. Continua a ser um importante símbolo da oposição a Hitler, e seus pontos de vista sobre o cristianismo cada vez mais influente.
Dietrich Bonhoeffer
Em 1921 aos 14 anos de idade, Bonhoeffer surpreendeu sua família ao anunciar sua intenção de tornar-se sacerdote.
Em 1927, graduou-se na Universidade de Berlim. Ganhou um doutorado em teologia para a sua tese influente, Sanctorum Communio (. Comunhão dos Santos). Passou um período na Espanha e América após formar-se. Doutorou-se aos 21 anos.
Em 1931 retornou a Berlim onde foi ordenado sacerdote. Em uma época de grande agitação e estabilidade na Alemanha devido ao desemprego em massa e uma grande depressão, Bonhoeffer se tornaria um firme opositor de Adolf Hitler que em 1933 seria eleito chanceler do governo alemão, muito bem recebido pela população e por grande parte da igreja. Em abril deste mesmo ano protestou contra a perseguição aos judeus, argumentando que a igreja era responsável em agir contra esse tipo de política.
Desanimado com as Igrejas alemãs e com o regime nazista, Bonhoeffer aceita no outono de 1933 pastorear duas igrejas protestantes de língua alemã em Londres: a Igreja Evangélica alemã em Sydenham e a Igreja Reformada Alemã de São Paulo Whitechapel.
Após dois anos em Londres, Bonhoeffer retorna a Berlim. Sente-se chamado a voltar a sua terra natal a fim de