Marketing - Coca cola
1) A Coca-Cola ignorou a opinião de 40% de seu público que sinalizaram a preferência pela Coca antiga. Assim, consideraram apenas os 60% dos consumidores que preferiam a New Coke. Se a pesquisa de mercado tivesse sido bem feita e eficiente, a Coca-Cola poderia ter introduzido a New Coke sem ter retirado a Coca antiga do mercado. O que conseqüentemente teria agradado a todos os seus consumidores, e não haveria perda de participação no mercado.
2) A Coca-Cola a estratégia que deveria ter utilizado a estratégia de reação, uma vez que após o fracasso da New Coke, e o avanço da concorrente Pepsi eles estavam perdendo participação no mercado. Esta estratégia é típica das empresas que possuem uma boa posição perante a sua concorrência, pois se deve sempre estar atenta aos concorrentes.
3) A empresa deveria ter feito uso de estratégias de mercado diversificadas, buscando oferecer produtos diversos, buscando atingir um maior público e conseqüentemente agradando a todos.
4) Essa forte ligação com o consumidor pode trazer como desvantagem a grande chance de decepcionar seus consumidores, por existir uma confiabilidade estabelecida entre os consumidores e a marca durante muitos anos. Já como vantagem podemos citar que uma relação mais restrita com seus consumidores traria um melhor conhecimento dos consumidores, visando identificar os seus gostos e preferências, possibilitando a oferta de produtos que agradasse a cada um de seus consumidores. Assim, conquistando e mantendo a confiança de seus ‘’admiradores’’.
5) A empresa deveria ter reconhecido sua falha e identificado a melhor forma de reação, em um primeiro momento, porém a Coca-Cola fez uso de estratégias emergentes, pelo fato da rejeição da New Coke por parte dos consumidores. E posteriormente resgatar a Coca antiga e reposicioná-la no mercado.