marketing
Trabalho Acadêmico entregue a disciplina de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios do Sexto Período do Curso de Administração da Faculdade de Pato Branco – FADEP
PATO BRANCO – PR
AGOSTO/2013
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Reportagem: FEITAS PARA DURAR- As estratégias de empreendedorismo brasileiros que construíram marcas fortes e colaram seu nome na memória do consumidor.
As empresas O Boticário e Kopenhagem cresceram significativamente nos últimos anos, com imagem e marca muito forte, fixaram seu nome na memória do consumidor se tornando referência nacional em seus segmentos.
A história do Boticário começa em 1977, quando o boliviano naturalizado brasileiro Miguel Krisgner começou o seu primeiro negócio, uma pequena loja de manipulação no centro de Curitiba, que batizou de O Boticário, em homenagem aos antigos farmacêuticos. Quando abriu a farmácia Krisgner começou com apenas US$ 3 mil emprestados de um tio, o aumento das receitas levou a produção de produtos próprios, já com a marca O Boticário que era oferecido aos seus clientes frequentemente, o interior da empresa possuía um ambiente diferente das outras, era um lugar agradável dispondo de sofás e cafezinhos, em pouco tempo com a propaganda de boca-a-boca as pessoas passaram a procuras cada vez mais seus produtos, que já se tornavam sinônimo de qualidade.
Os negócios iam muito bem, em 1979 o empreendedor abriu uma nova loja no Aeroporto de Curitiba, a estratégia ajudou a divulgar a marca em outras cidades, mas a grande expansão em nível nacional da marca veio na década de 80 quando ele decidiu investir no modelo de franquias, sendo necessária a abertura de uma fabrica própria e de grande porte para atender a sua rede de franqueados, com lojas em outros países inclusive. O Boticário desde cedo buscou não ser apenas uma empresa industrial e comercial, mas uma empresa que beneficiava milhares de pessoas por meio de suas ações sociais e