Marketing - Coca-cola
MBA EXECUTIVO LOGÍSTICA EMPRESARIAL
FUNCEFET – MACAÉ
Disciplina:
MARKETING e LOGÍSTICA
Professor:
Marcellus Queiroz
Alunos:
Maio/2008
MARKETING e LOGÍSTICA
CASE: Coca-Cola
INTRODUÇÃO
Neste estudo de caso iremos mostrar como a Coca-Cola domina o mercado de bebidas carbonatadas, suas estratégias de marketing, a linha de atuação global e seu sistema de gestão de sucesso. No Brasil em especial, existe um elevado consumo deste tipo de produto.
Ao longo de toda a sua existência, a Coca-Cola sempre investiu pesadamente em marketing e publicidade, deixando claro seu posicionamento frente aos seus concorrentes. Seus anúncios sempre buscam influenciar de forma que ela seja lembrada como a “bebida preferida” em todo o mundo.
A Coca-Cola tornou-se uma marca conhecida mundialmente. São vendidas diariamente mais de 900 milhões de garrafas de refrigerantes, em mais de 200 países. Desenvolveu um forte envolvimento emocional com seus fieis consumidores, pois ela alimenta a idéia de “magia” em torno da bebida.
Case: The Coca-Cola Company
Em 1886, no em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob´s Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial.
Hoje, a The Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
Um farmacêutico de Atlanta, John Pemberton, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano entraria para a história, a criação de Pemberton é motivada pela curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a Jacob's Pharmacy, onde o xarope, misturado à água