A ética da responsabilidade em bonhoeffer
UIPIRANGI FRANKLIN DA SILVA CÂMARA∗
RESUMO O presente artigo se propõe a evidenciar as idéias do teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer a partir do enfoque da ética da responsabilidade. Mesmo tendo-se em conta o caráter inacabado de suas obras, existem princípios extremamente relevantes para o enfrentamento das demandas éticas na contemporaneidade.
Palavras-chave: Bonhoeffer, Ética, Responsabilidade.
ABSTRACT This article proposes to show the ideas of a German theologian called Dietrich Bonhoeffer from his ethics of responsibility. Even considering the fact that his work is unfinished, there are some principles which are extremely important to the challenge of the contemporary ethics.
Key-words: Bonhoeffer, Ethics, Responsibility.
O autor é doutorando em Ciências da Religião pela UMESP e professor da Faculdade Teológica Batista do Paraná(Este artigo foi publicado originalmente na Revista Via Teológica ISSN 1676-0131).
∗
INTRODUÇÃO Em A Política Como Vocação, Max Weber sustenta a tese de que a Ética pode fundamentar-se na convicção ou na responsabilidade. Conceito esse não exclusivo, ou seja a opção por um não significa necessariamente a ausência do outro. A Ética da Convicção fundamenta-se numa postura prática segundo aquilo que se considera ser o seu dever, o certo. Enquanto que na Ética da Responsabilidade a preocupação gira em torno das conseqüências dos atos,da prática, das ações. Para Weber, tanto o adepto da Ética da Convicção, quanto o da Ética da Responsabilidade, estão expostos aos seus efeitos. Dos bons fins exaltados pela Ética da Convicção podem resultar os piores resultados, assim como também isso pode acontecer dos meios defendidos pela Ética da Responsabilidade.1 Este trabalho tem a pretensão de fundamentar-se,enquanto definição, com a apresentada por Weber. Será essencial percebermos que