DIETA MERGULHO
Para que tal não aconteça nada de errado durante o mergulho, é muito importante planear antecipadamente as refeições anteriores ao mergulho. Os 3 dias anteriores ao mergulho são muito importantes, pois é nesta altura que tem de ter a certeza de que está bem hidratado e nutrido.
Hidratação: Deve-se beber bastante líquidos, como sucos e água nos dias em que se antecedem ao mergulho ; evitar bebidas alcoólicas, que contribuem para a desidratação porque aumentam a diurese e evitar bebidas gaseificadas ( que podem gerar dores na região abdominal). A quantidade recomendada é cerca de 2 litros de água por dia, e 3L em dias mais quentes.
Alimentação: A alimentação antes não deve ser farta e gordurosa, respeitando os intervalos de 2/3 horas entres as refeições. Deve ser feito um reforço de hidratos de carbono complexo – mas sem exageros -, como: Pães, massa, cereais, etc. A fruta nunca deve ser esquecida porque, para além de fornecer hidratos de carbono e fibras, também possui vitaminas antioxidantes (vitamina C e E) e minerais que fortalecem o nosso sistema imunitário e ajudam na recuperação muscular.
Café da manhã: Caso o café da manha seja a refeição que antecede o mergulho, recomenda-se um sanduíche de queijo, ou iogurte de cereais, suco de frutas, frutas secas, etc. Evitar leite para quem costuma ter azia e pode causar refluxo.
Almoço: Caso o almoço seja a refeição que antecede o mergulho ,dar preferência a massa, batatas, cereais, etc ( fontes de carboidratos para reserva de energia, mas sem exageros). A refeição deve ser realizada cerca de 2hrs antes do mergulho.
Jantar: Caso o mergulho seja de manhã, o jantar do dia anterior deve ser ponderado e saudável, podendo obedecer ao seguinte esquema: 1 sopa de legumes, 1 porção de 100g de carne ou peixe (desde que não seja frito ou com molhos), 3 a 4 colheres de sopa de arroz ou massa (sem molho), salada ou legumes cozidos à descrição, 1 peça de fruta da época ou 1