DIego Documentos
As doenças do trabalho são aquelas que foram causadas por condições adversas de trabalho. Elas podem ser agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições no local do trabalho e podem prejudicar a capacidade de trabalho.
Doença pode ser entendida como um sinal de alteração ou distúrbio em funções de um órgão do corpo humano, da psique (personalidade englobando os pensamentos, sentimentos e comportamentos) ou do organismo como um tudo.
A doença do trabalho pode ser compreendida como aquela que ocorre no ambiente do trabalho, a serviço da empresa, causando um distúrbio, lesão corporal ou perturbação da psique de um funcionário da empresa. Na escola Ideal de ensino fundamental, não foi constatados doenças do trabalho até a data desse trabalho, devido a escola ser nova e os funcionários também terem sidos contratados recentemente, não houve nenhuma doença devido o serviço prestado na instituição de ensino em questão. Ao realizarmos pesquisas identificamos alguns agrupamentos de doenças ultrajando a classe de professores: doenças do aparelho respiratório, em especial, dos órgãos da fonação (A fonação é o trabalho muscular realizado para emitir sons inteligíveis, isto é, para que exista a comunicação oral); doenças englobadas sob a denominação de lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho, conhecidas pelas siglas LER e DORT. As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são definidas como um conjunto de doenças do trabalho, que acometem tendões, sinovias, músculos, nervos, fáscias e ligamentos, de forma isolada ou associadamente, com ou sem degeneração de tecidos, atingindo não somente os membros superiores, mas principalmente a região escapular e o pescoço. Essas doenças são típicas do trabalho intenso e repetitivo e são causadas por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto