trabalho
( 1º slyde)
É um método anticoncepcional de uso feminino que consiste num anel flexível, coberto no centro com uma delgada membrana de borracha ou silicone em forma de cúpula que se coloca no órgão genital feminino cobrindo completamente o colo do útero.
Existem diafragmas de diversos tamanha sendo necessária medição por profissional de saúde treinado, para determinar o tamanho adequado a cada mulher.
A vida média útil do diafragma é de cerca de 2 anos, se observadas as recomendações do produto.
Sendo usado para : Impedir a penetração dos espermatozoides no útero, fazendo com que não ocorra a fecundação.
(2º slyde )
Importante, margem de erro.
Em uso rotineiro são pouco eficazes. A taxa de gravidez é de 20 para cada 100 mulheres no primeiro ano de uso. Se utilizados corretamente, seguindo todas as recomendações do produto a taxa de gravidez é de 6 para cada 100 mulheres no primeiro ano de uso.
De maneira geral as taxas de falha entre as usuárias de diafragma variam entre 2 e 23%, por ano de uso.
Vantagens
O diafragma tem as vantagens de ser método de utilização fácil, ter baixo custo e de não ocasionar ação sistêmica.
Ação protetora em relação às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a gonorreia, à doença inflamatória pélvica aguda e à infertilidade.
Desvantagens
Algumas mulheres podem ter alergia ao látex
(4º slyde)
INDICAÇÕES
O diafragma pode ser indicado como complementação a outros métodos anticoncepcionais e em situações nas quais os contraceptivos orais e os DIU não podem ser utilizados, isto é, lactação, adolescência e pré-menopausa.Tanto em relação com a lactação, como na pré-menopausa e na adolescência, a eficácia fica favorecida por condições fisiológicas que rebaixam a fertilidade. Por outro lado, as taxas de eficácia aumentam devido à baixa freqüência das relações sexuais.
CONTRA INDICAÇÕES
As contra-indicações podem ser alterações do trato genital, que dificultam o