Didática
Pega-Pega Baratinha. Como em um pega-pega comum o professor distingue um pegador, os restantes das crianças estarão distribuídas em um espaço. Quando uma das crianças é pega se torna “baratinha”, deita-se no chão em decúbito ventral (barriga para cima) e faz movimentos com braços e pernas, como de uma barata quando está nessa posição. Qualquer uma das outras crianças pode ser tornar a “ajudinha”, que por sua vez deve virar os colegas para que continuem na brincadeira.
Dança da Cadeira Mágica
Como na dança da cadeira convencional os alunos são separados em duas turmas mistas (meninos e meninas). São colocadas cadeiras com uma quantidade menor que a de alunos, ex: dez alunos para nove cadeiras. Por sua vez a cada vez que o professor parar a música os alunos devem se sentar cada um em uma cadeira, só que ao invés de sair a criança que ficar sem sua respectiva cadeira retira-se mais uma cadeira para que eles possam descobrir uma forma de todas se sentarem, lembrando que se for uma turma grande o professor pode optar por dividi-las em mais turmas ou não deixar que chegue até a ultima cadeira para evitar que elas se machuquem.
Limpando o Lago
O professor faz uma marcação no chão em formato de um retângulo, com giz, cordas ou fita colorida que será o “lago”, para essa atividade o professor utilizará tampinha de garrafas pet. Dentro do retângulo é colocada tampinhas de garrafa coloridas, e para os alunos o professor deverá dar tampinhas todas da mesma cor de preferência preta pra que se torne pedagógico, com as tampinhas pretas os alunos devem tentar retirar as demais de dentro do lago para limpa-lo.
Cães e Gatos
O professor separa os alunos em duas turmas, um grupo será os “gatos”e o outro os