Um conceito antropologico
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/FACED
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA II
PROFESSOR: RUI MARTINHO RODRIGUES
ALUNO: DIÓGENES RÉGINO RIBEIRO CAMURÇA
RESUMO
TEXTO-BASE- POBREZA, PREVIDENCIA SOCIAL E EXCLUSAO SOCIAL
FORTALEZA – CEARA
2013
O texto fala sobre pobreza absoluta, que se baseia no fato de o ser humano ter as condições básicas de existência, como alimentação, abrigo e roupas, cita também o conceito de pobreza relativa, que se baseia em conceitos culturais, e não em um padrão universal, pois o que e essencial para alguns, pode ser artigo de luxo para outros.
A pobreza esta relacionada diretamente ao grau de escolaridade, e de profissionalismo e inversamente a fertilidade. Também e influenciada pelas diferenças étnicas e confessionais, como também pela mobilidade do meio rural para o urbano.
Fala também sobre a questão da previdência social, e a preocupação com o envelhecimento da população mundial, regra geral na maioria dos países, salvo rara excessoes, enfatiza que sera um dos maiores problemas a ser enfrentados pelos futuros pensionistas e pela população de um modo em geral, visto que a maioria da população sera composta de idosos. Sendo nescessario que ocorra de maneira urgente uma grande reforma na previdência, algumas experiências já estão acontecendo em alguns países com incentivo a reintrodução dos aposentados de volta ao mercado de trabalho, mas ainda e muito cedo pra se avaliar os resultados.
E finalmente entra na questão da inclusão social, e um termo relativamente recente, mas esta sempre relacionado as concepções de cidadania e integração social. Normalmente empregado para designar a forma de alijamento da riqueza de uma sociedade e de seu desenvolvimento econômico, influenciando diretamente no âmbito do direito, principalmente nos direitos humanos. Fazendo com que desta forma grupos como os de negros, mulheres, crianças, índios e velhos sejam alijados