Cultura e cotidiano escolar
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Cultura e Cotidiano escolar
Coordenação: Mailsa Passos
AD 2- 2013 – 1º semestre
Aluna: Alessandra Nogueira de Lima Matrícula: 20091208188 Tutoria: Isabel Machado e Mônica Araujo Polo: Itaguaí |
"Uma prática pedagógica que enxergue o outro nas suas semelhanças e diferenças não condiz com práticas discriminatórias e nem com a crença em um padrão único de comportamento".
Uma prática pedagógica que enxerga as semelhanças e diferenças do outro, é uma prática voltada ao reconhecimento e ao repeito pelas diferenças. Ou seja, neste contexto a classificação de “Bom ou Ruim”, “Melhor ou Pior”, da lugar a uma única categoria “ O Diferente”. Cada sociedade, ou pessoa, de forma íntima possui uma historia de vida, algo que carrega ao longo do tempo, sua herança cultural, que merece ser respeitada e valorizada. Podemos então dizer que cada um, ou cada, sociedade, valoriza determinado costume ou prática que acredita ser relevante e importante para manter sua sociedade viva. Toda esta diversidade caracteriza e constitui a cultura de cada individuo/sociedade, portanto é necessário que tenhamos uma educação, realmente pautada no rompimento de preconceitos e paradigmas, que vise transformar pessoas capazes conscientes e capazes de refletir e a realizar suas “próprias” escolhas, não em robôs, que recebe e desenvolvem um com pré determinado. A Escola dever romper as barreiras do preconceito e da discriminação (seja por classe, cor, raça, ou qualquer outra natureza) que esta “enraizada” em nosso meio, e que atravanca o processo educacional e o desenvolvimento de nossa sociedade.
Sabemos que trabalhar a diversidade, vai muito além do mero reconhecimento, significando muitas vezes abrir mão do particular em detrimento do coletivo; por vezes é necessário que reconstruamos nossa cultura, implementando novas políticas, alterando as relações de poder, redefinindo novas