Didática
Biologia
Ederson Araújo de moura
Mateus Henrique machado costa
Educação Ambiental
Rio Araguaia
Goiânia 2013
Apresentação
O rio Araguaia é importante pela sua biodiversidade, riqueza biológica e seu relacionamento cultural e espiritual com os povos do Cerrado, possui uma intensa atividade balneária e turística devido a beleza de suas praias formadas no período de seca (julho a agosto), quando suas principais cidades e povoados recebem milhares de turistas e visitantes que montam acampamentos às suas margens .
O hábito de acampar no rio Araguaia existe há mais de quarenta anos. Os acampamentos montados podem ser desde pequenos ranchos ou aglomerados de barracas, para abrigar famílias, os denominados “ranchões” que podem acomodar mais de cem pessoas com o “conforto” da cidade, para que os ocupantes desfrutem do descanso, da pesca e do ambiente.
Infelizmente o Ecoturismo ainda não é uma premissa para os acampantes do rio Araguaia e, desta maneira, o turismo apesar de gerar uma receita aparentemente significativa para os municípios de Aragarças, Aruanã, São Miguel do Araguaia e Nova Crixás, situados a noroeste do Estado de Goiás, deixa um prejuízo cultural, social e ambiental para o rio e seu entorno. Entretanto sobre esses prejuízos tentaremos conscientizar a população das consequências em busca da preservação do meio ambiente descrito.
Justificativa
Educação ambiental se vê muito pouco hoje em dia, ainda mais em locais aonde se tem rios, neste caso iremos propor neste projeto uma formação dos alunos do curso de biologia para realizarem o trabalho de conscientização de preservação em questão ao rio Araguaia, ao qual onde tem uma constante presença de pessoas “turistas” em meados do mês de julho – agosto.
Conscientizar as pessoas que frequentam