Didática
Sabemos que há uma grande preocupação com educação no Brasil, e a escola precisa ser mudada, bem como os professores e alunos. Hoje, precisamos entender e esclarecer muitos aspectos que necessitam de uma reformulação no seu contexto educacional.
A sala de aula não é um lugar determinante de produção de conhecimento, mas o que vai ser determinante é aula do professor, a sua didática, as suas estratégias, o seu modo transmitir os conhecimentos, sendo um ator que dá vida ao seu personagem, usando os melhores métodos produzidos pela pesquisa cientifica e pelos livros didáticos.
O professor é um mediador, um facilitador, um incentivador, um estimulador, deve promover a aprendizagem de forma atrativa e diversificada. Ele deve estar à disposição do aluno, ajudando de forma mais atenciosa aqueles que têm mais dificuldade.
Tenho algumas experiências que marcaram a minha vida como aluna na escola, de professores incompetentes, insatisfeitos, que não usaram a sala de aula como um espaço para promover educação, com a falta de preparo descaracterizaram a função da sala de aula e do professor como agente intelectual.
“As competências docentes compreendem conhecimento, habilidades, atitudes e pensamento estratégico. Para ensinar, não basta conhecer a matéria; é preciso, entre outras competências, transformar o saber disciplinar em conteúdos acessíveis aos alunos”.
Entendemos que a construção da identidade do professor é caracterizada pelo interesse e vivencia cotidiana de sua profissão, pela sua ética e política de si mesmo e da sua moralidade com relação à sociedade em que vive.
O professor competente deve estar em constante formação, ele é um investigador, um pesquisador, que sempre inventa, cria, possibilitando uma variedade em se obter o conhecimento. Assim, é necessário educadorpasse pelas novas transformações com uma reconstrução de identidade profissional, adequadas às circunstancias atuais.
A escola precisa fornecer ao