Didática
A Didática constrói seus saberes dialogando com outras áreas de conhecimento. Em relação à Sociologia da Educação, na perspectiva da teoria crítica, qual é a compreensão referente ao processo de ensino/aprendizagem e os conteúdos escolares. Compreende que a escola deve transmitir o conhecimento acumulado e logicamente sistematiza pela humanidade. Deve desvelar, ou seja, fazer aparecer a relação de poder presente na organização escolar que valoriza conteúdos e a estrutura capitalista. A escola é parte integrante da sociedade, portanto, está imersa em conflito, contestação e resistência. Nessa perspectiva, o processo de ensino- aprendizagem considera o sujeito como um ser de consciência e que assume sua própria transformação, portanto, inacabado e mutável. A escola compreende que a sociedade concorda plenamente com os conteúdos que ela deve ensinar, assim, nega os conflitos e as diferenças entre as classes sociais. Dessa forma, basta um único projeto pedagógico. O ato de ensinar está relacionado com o ato de transmitir e manter os valores universais. O educador é aquele que comunica o mundo da experiência e da cultura; assumindo uma relação de troca e de interação para contribuir para a reflexão e o diálogo.
O educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança.
O ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
Compreender a dissociabilidade entre educar, cuidar e brincar implica em promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão integrada acerca do desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas. Assim, é preciso refletir como educar, cuidar e brincar, na Educação Infantil, podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de