Didática
A motivação é um processo psicológico,pessoal e interno,sendo assim um professor não pode motivar um aluno a aprender,o que pode ser feito é incentivá-lo ,pois os motivos e os incentivos de certo modo são de grande importância em todas as fases da aprendizagem por isso então essa motivação deve ser decorrente e não somente no início.
Elogiar o sucesso alcançado,explicar aos alunos o objetivo e finalidade de cada atividade,relacionar o que está ensinando com a realidade,manter um clima agradável em sala de aula,pois as relações humanas influenciam no aprendizado,mostrar com compreensão maneiras de melhorar o desenvolvimento e o desempenho nos estudos,manter os alunos sempre informados de seus resultados alcançados,encarar os erros de forma construtiva,os alunos demonstram interesse por aquilo que conseguem realizar com êxito. Esses são alguns procedimentos que podem ajudar na incentivação da aprendizagem.
A direção de classe é a orientação da aprendizagem,de certo modo deve ser construído coletivamente pelos alunos e pelo professor,sob a orientação do mesmo. Em cada momento, cabe ao professor se deve ou não interferir mais diretamente na aprendizagem do aluno,todos ensinamos e somos ensinados ao mesmo tempo,numa continua interação ,porém cabe ao professor sistematizar o conhecimento para os alunos,sendo assim a direção de classe é necessária para planejar aulas,selecionar e estruturar os conteúdos e entre outros. Cada classe é uma realidade diferente,no entanto é papel do professor,ensinar os seus conhecimentos adequando a cada qual.