Fichamento
O homem é a única criatura que precisa ser educada. Por educação entende-se o cuidado de sua infância (a conservação e o trato), a disciplina e a instrução com a formação. (pg.11).
O homem não pode se tornar um verdadeiro homem se não pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz. Nota-se que ele só pode receber tal educação de outros homens, os quais receberam igualmente de outros. (pg.15).
Quem não tem cultura de nenhuma espécie é um bruto; que não disciplina ou educação é um selvagem. A falta de disciplina é um mal pior que a falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo que não se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina. (pg.16). A educação é uma arte cuja, a prática necessita ser aperfeiçoada por varias gerações. Cada geração, de posse do conhecimento da geração precedente, está sempre melhor aparelhada para exercer uma educação que desenvolva todas as disposições naturais na justa proporção e conformidade com a finalidade daquelas, e assim guie toda a humana espécie a seu destino. (pg.19).
Vivemos em uma época de disciplina, de cultura e de civilização, mas ela ainda não é a da verdadeira moralidade. (pg.28).
A educação física consiste propriamente nos cuidados matérias prestados a criança [...] (pag.37).
Podemos dizer em verdade que os bebes do povo são mais mal-acostumados que os da elite. Uma vez que o povo brinca com eles, como o fazem os macacos [...] (pag. 43).
“A primeira perdição das crianças esta em curvarmo-nos ante sua vontade despótica de modo que possam conseguir tudo com seu choro”. (pag. 45).
[...] O mestre não deve mostrar predileção alguma, nenhuma preferencia a um aluno em relação aos outros, pois a lei deixaria de ser geral. Quando a criança observa que os outros não estão submetidos à mesma lei que ela, torna-se rebelde. (pag.