Didática
Universidade: Anhanguera Uniderp; Pólo Tenir
Curso de pedagogia: 1°semestre
Professor: Luiz Roberto Vagner
Cidade: Corumbá MS
Alunos: Luciana M. Figueiredo RA: 386586
Danielly B. Neves Braga RA: 365395
Clídio Daniel De Lima Vernochi RA: 354119
Gilson Correa Cassiano RA: 161494
Sedina Gomes Pereira RA: 379478
Maiara De Freitas Neves Franco RA: 385566
Concepção de Leitura:
Ler significa percorrer com vista e conhecer (letras), resumindo em palavras; conhecer, interpretar por meio da leitura. A leitura pode ser entendida de três formas: com foco no autor, com foco no texto e na interação autor-texto-leitor.
Foco no autor- a leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor sem se levar em contas as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósitos construídos sócio cognitivo.
Foco no texto- a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”. O leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento de produção.Foco na interação autor-texto-leitor – o sentido de um texto é construído na interação textos-sujeito e não algo que preexista a essa interação. A leitura é pois uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo.
Estratégias de Leitura:
Para se entender um texto é necessário criar hipóteses e antecipações, que no decorrer da leitura serão confirmadas ou rejeitadas. Caso rejeitadas, as hipóteses serão reformuladas novamente e testadas em um movimento que destaca a nossa atividade de leitor, respaldada em conhecimentos arquivados na memória e ativados no processo