didática
Longo caminho percorrido pela Didática do ponto de vista de sua teoria e de sua prática.
Rousseau, Pestalozzi, Herbart, Dewey, Snyders, Montessori, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani.
Comênio- “Didática Magna” (1657) método universal que lança as bases para uma pedagogia que prioriza a “arte de ensinar” tudo a todos por ele denominada de Didática passando a ser necessária para a formação de professor.
O ensino da Didática, ao ser organizado e desenvolvido, voltado apenas para a operacionalização do ensino-aprendizagem, desvinculado do seu conteúdo pedagógico, tem contribuído para desenvolver, no futuro professor, uma prática pedagógica mais conservadora- fundamentada em receitas- do que crítica e transformadora.
Jesuítas (1549 a 1759) - principais educadores no Brasil.
Ratio Studiorum- plano de instrução- ideal: formação do homem universal, humanista e cristão. Ensino de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida da colônia.
Ação pedagógica dos Jesuítas - marcada pelas formas dogmáticas de pensamento, contra o pensamento crítico. Privilegiava o ensino da memória, a repetição, visava decorar e expor em aula. Os exames eram orais e escritos
Metodologia de ensino – ( Didática) Conjunto de regras e normas prescritivas visando a orientação do ensino e do estudo. Conteúdo instrumental, normativo, prescritivo.
Pedagogia Tradicional: ênfase no ensino humanístico de cultura geral centrada no professor, que transmite a todos alunos a verdade universal e enciclopédica.
Relação pedagógica- hierarquizada e verticalistica- o aluno deve seguir atentamente a exposição do professor.
Didática - no bojo da pedagogia tradicional, está entrada no intelecto, atribui um caráter dogmático aos conteúdos. O professor se torna o centro do processo ensino - aprendizagem.