PROCESSO DE LEITURA
Curso: Licenciatura plena em Letras - Inglês
Disciplina: Teorias de Língua e Segunda Língua
Tutor: Fernanda Ramalho de Oliveira
Aluno (a): ELIU BATISTA CORDEITO Matricula: 0281931
O ser humano vem realizando estudos e aprimorando a tese da linguagem, depois de sua descoberta a mais de 50 anos atrás, surgiu a linguística aplicada, uma área dos estudos linguísticos que investiga questões referente á utilização da linguagem.
Em ambos os filmes: Nell e O enigma de Kaspar Hauser, podemos analisar diferentes entendimentos de aquisição de linguagem.
Podemos perceber a importância do convívio com o meio, como ferramenta essencial para desenvolver a linguagem e o comportamento do ser humano.
Segundo a visão behaviorista, o aprendizado da linguagem é promovido por meio de comportamentos: estímulos e respostas dependendo do convívio no ambiente. Essa concepção fica notória no filme “O enigma de Kaspar Hauser”.
Também a teoria behaviorista foi visualizada no filme “Nell”, podemos observar que a personagem teve contatos limitados fora da civilização aprendendo a linguagem e os costumes do convívio do meio familiar.
Outra teoria evidente é a gerativista quando a personagem do filme Nell, desenvolve a linguagem usada pela a mãe, no espaço muito curto de tempo absorver a gramática de uma língua.
Concluímos que os respectivos filmes: Nell (1994) e O enigma de Kaspar Hauser (1974), transmitiram formas diferentes de uma linguagem. Onde foram visualizadas teorias e destacamos as seguintes: behaviorista e gerativista, entretanto os filmes foram importantes para o ensino da linguística e da aprendizagem dessas teorias.
Referências
SABOYA, Maria C. Lopes.O Enigma de Kaspar Hauser (1812-1833) Uma abordagem psicossocial.
Acessado em 10/03/2014.