Didática
Aula-tema: Procedimentos de ensino-aprendizagem, Recursos de ensino-aprendizagem.
Passo 1
Estudar e discutir com o grupo o tema “Procedimentos de Ensino”, disposto nos capítulos 7 a 10 do livro indicado na sequência.
Passo 2
Escolher o procedimento de ensino que o grupo considera ser o mais adequado ao conteúdo e público-alvo selecionados, justificando suas vantagens em relação aos demais. Para a realização deste passo, o grupo poderá consultar outras fontes bibliográficas.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar, refletir. O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais. Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir. A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz, não o que o professor faz. O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando,