Didática
Aspectos Cognoscitivos da interação
Cognoscitivo é o processo transcorrido no momento de ensinar e de aprender, visando à assimilação do conhecimento que está sendo explicado, é o que ocorre no momento do processo de ensino-aprendizagem. Podemos caracterizar cognoscitivo como capacidade mental, como o sujeito assimilará o conhecimento no momento de sua transmissão. O professor ao dar aulas ministrará tarefas para os seus alunos, para então avaliar os aspectos cognoscitivos do aprendiz, conforme o desenvolvimento mental de cada um.
“O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognoscitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas” (LIBANÊO). Para que nesse processo os fatores determinantes sejam efetivados, é preciso que o professor tenha cuidado ao apresentar os temas, de uma forma que os alunos possam entender o conteúdo.
O professor ao ministrar as aulas deve além de transmitir o conhecimento, também deve ensinar o aluno a pensar sobre aquilo que lhe é solicitado para aprender, para assim desenvolverem juntos o processo de ensino-aprendizagem de forma concretizada.
A avaliação diagnóstica serve para o aluno ser percebido pelo professor, pois no momento em ele que expressar as suas dificuldades, o professor deverá usar esse fator para avaliar a sua prática pedagógica e verificar a origem da dificuldade dos seus alunos, ou de um aluno específico.
Libanêo também ressalta outro fator importante sobre a prática do professor
“É indispensável que o professor use corretamente a Língua Portuguesa, procurando não falar errado, pois isto se reflete na incorreção da linguagem dos alunos, prejudicando a aprendizagem” (LIBÂNEO)
Os alunos tomam como base a linguagem do professor quando precisam “falar”, então se ele não tiver uma linguagem coerente com a sala de aula, os alunos podem se apropriar dessa linguagem de forma errônea.
ASPECTOS