Didática
Especificações da Autora Selma Garrido Pimenta é diretora da Faculdade de Educação da USP (SP), onde também é professora titular de Didática. Fez o ensino fundamental em escola pública e o ensino médio em escola particular. Possui graduação em Pedagogia pela PUC (SP), Mestrado em Filosofia da Educação pela PUC (SP) e Doutorado em educação pela mesma entidade. Acumula vários cargos de gestão em diversas instituições. Atualmente exerce atividades voltadas à pesquisa.
Resenha A autora inicia sua fala definindo a disciplina didática, em sua origem, como sendo um apanhado de métodos e técnicas de ensinar. Demonstrando pesar por esta definição se fazer presente no imaginário dos professores ainda hoje.
Selma Garrido Pimenta ainda acrescenta que os professores da atualidade aprendem a ensinar com suas próprias experiências e com os modelos de seus próprios docentes. A mesma afirma ainda que a didática é área da Pedagogia e sua compreensão requer um olhar mais apurado, e tem no ensino seu objeto de investigação. Ademais, Pimenta nos esclarece que esta ciência não se limita à sala de aula, mas envolve os sistemas de ensino, a cultura local e toda a sociedade. Isso porque, segundo ela, a educação se faz presente em casa, na rua, na igreja, nas mídias em geral, envolvendo-nos seja para aprender, para ensinar ou para aprender e ensinar. E neste sentido, a professora nos detalha ainda, que intervenções pedagógicas são efetuadas na televisão, no radio, nos jornais e revistas, apontando que a mídia atua na modificação dos estados mentais e afetivos das pessoas e nos modos de pensar. Discorre que tal exercício atinge inclusive as empresas e o serviço público, principalmente nas áreas do serviço social e da saúde. A professora Selma nos mostra que tais profissionais da área de didática não têm se apropriado dos estudos sistemáticos sobre a educação realizados pela Pedagogia, e com isso