Infecção por clamídia
Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) de maior prevalência no mundo. Ela é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto.
A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas pode acometer a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares.
A clamídia é uma das causas da infertilidade masculina e feminina.
Nos homens, a bactéria pode causar inflamações nos epidídimos (epididimite) e nos testículos (orquite), capazes de promover obstruções que impedem a passagem dos espermatozoides. Nas mulheres, o risco é a bactéria atravessar o colo uterino, atingir as trompas provocar a doença inflamatória pélvica (DIP).
Esse processo infeccioso pode ser responsável pela obstrução das trompas e impedir o encontro do óvulo com o espermatozoide, ou então dar origem à gravidez tubária (ectópica), se o ovo fecundado não conseguir alcançar o útero.
Mulher infectada pela Chlamyda trachomatis durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. Nos casos de transmissão vertical na hora do parto, o recém-nascido corre o risco de desenvolver um tipo de conjuntivite (oftalmia neonatal) e pneumonia.
Transmissão
A infecção por clamídia pode ser transmitida durante sexo vaginal, oral ou anal. Também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto vaginal. Qualquer pessoa sexualmente ativa pode ser infectada com clamídia. Quanto maior número de parceiros sexuais que uma pessoa tem , maior é o risco de infecção. As adolescentes e mulheres jovens que são sexualmente ativas tem maior risco de infecção, pois o colo do útero ( a abertura para o útero ) não está totalmente formada e é mais suscetível a infecções. A clamídia pode ser transmitida durante o sexo oral ou anal ,os homens que têm sexo com homens também estão em risco para a infecção por clamídia.
Sintomas
Alguns sintomas da clamídia