Infecções urogenitais vaginais sistêmicas
A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) comum.
Causas
A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Qualquer indivíduo que pratique qualquer tipo de sexo pode contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal, peniano ou anal.
A bactéria cresce em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo a uretra. Em mulheres, a bactéria pode ser encontrada no sistema reprodutor (que inclui as trompas de falópio, o útero e o colo do útero). A bactéria pode se desenvolver até mesmo nos olhos.
Você está mais propenso a desenvolver a gonorreia, se:
Tiver vários parceiros sexuais
Tiver um parceiro com histórico de qualquer infecção sexualmente transmissível
Não usar camisinha durante o ato sexual
Fizer uso abusivo de álcool ou de substâncias ilegais
Tratamento de Gonorreia
Há dois objetivos no tratamento de uma doença sexualmente transmissível, especialmente em uma que pode ser transmitida tão facilmente, como a gonorreia. O primeiro objetivo é curar a infecção do paciente. O segundo é localizar e examinar todos os demais indivíduos que tiveram contato sexual com o paciente e tratá-los para evitar demais transmissões da doença.
Nunca tente se tratar por conta própria sem antes procurar um médico. O médico determinará o tratamento mais adequado e atualizado para seu caso.
Cerca de metade das mulheres com gonorreia também é infectada com clamídia, outra infecção sexualmente transmissível muito comum. A clamídia é tratada juntamente com a infecção por gonorreia.
Você deverá tomar a vacina contra hepatite B. Se você tiver menos de 26 anos, deverá tomar a vacina contra o HPV.
Uma visita de acompanhamento 7 dias após o tratamento é importante, em caso de dor nas articulações, erupções cutâneas ou dores mais fortes na região pélvica ou abdominal. Exames devem ser realizados para garantir que a infecção tenha sido curada.
Todos os parceiros sexuais do paciente com gonorreia devem ser contatados