Didática geral
A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...]
Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)
A partir da leitura do trecho do livro de Graciliano Ramos e da apostila de Didática, responda às questões a seguir:
1. Escreva com suas palavras o que entendeu do que é a Didática, quais são seus o objetos de estudo, o conteúdo e os objetivos da Didática e qual a importância dessa disciplina na vida profissional do professor.
2. Em sua memória, faça uma viagem em sua vida escolar e procure se lembrar de um professor que considera ter boa didática. Descreva atitudes desse professor ou professora que foram marcantes para você.
Referente ao conceito do que é Didática: A discussão do conceito de Didática, bem como a compreensão de sua dimensão histórica e pressupostos filosóficos estão relacionados à compreensão da educação e de seu papel na sociedade.
O termo Didática é conhecido desde a Grécia Antiga podendo ser compreendido como a “arte de ensinar”.
A Didática surge pela ação de dois educadores Ratiquio, por volta de 1571-1635 e João Amós Comênio em 1592-1670, que acreditavam terem encontrado na Didática um método para ensinar tudo a todos.
Em 1629 Comênio é considerado o pai da Didática por ter escrito a obra Didática Magna.