Indicadores da qualidade na educação
Qualidade é um conceito muito subjetivo, pois cada individuo tem seus próprios padrões para mensurá-la. Na escola não é diferente, mas é necessário ter um norte, para que se assegure que ela seja coerente e aceitável pelas exigências da sociedade.
O texto “A qualidade da nossa escola” aponta 7 dimensões, apresentando indicadores, para cada uma delas, sendo eles sinais que revelam aspectos de determinada realidade.
A primeira dimensão é o Ambiente Educativo. O “respeito ao outro” é um desses indicadores. A partir das perguntas que acompanham este indicador pode-se perceber se as relações existentes na escola são norteadas pelo respeito. Os alunos respeitam os professores? Os professores respeitam os alunos? E os pais? E os gestores? Todos tem respeito uns pelos outros ou aqueles que se acham em posições maiores na hierarquia se acham no direito de repudiar os outros. Para que haja ambiente educativo, o respeito deve estar presente em todas as relações existentes na escola.
O planejamento é um indicador da segunda dimensão, a saber: a Prática Pedagógica. Não pode haver educação sem prévio planejamento. Toda ação a ser realizada deve ser antes pensada, previamente planejada para que tudo ocorra de forma que o desenvolvimento dos educandos seja garantido.
A terceira dimensão é a Avaliação. Avaliação não é a prova, mas uma série de testes que verifica se os alunos conseguiram aprender, é uma maneira eficaz de diagnosticar e intervir na aprendizagem dos alunos. Entre os indicadores dessa dimensão estão os instrumentos, ou os mecanismos de avaliação. Eles devem ser variados, contínuos e contemplar todas as etapas de aprendizagem em que os alunos possam estar.
A quarta dimensão é “Gestão escolar democrática”. É importante que a gestão escolar seja democrática e a informação democratizada é um dos indicadores mais