Indicadores de qualidade na Educação Infantil
Fragmentos – documento têm 69 páginas, com muitas imagens, um documento rico, com uma linguagem de fácil compreensão e de cunho didático – dá pistas/orientações de como construir os indicadores de qualidade, com modelos e dinâmicas de trabalho em grupo, envolvendo toda Comunidade Escolar. – aqui selecionei algumas partes do documento para a organização da explanação do documento, bem como a feitura dos slides. Estes fragmentos não substituem um olhar atento no documento. É preciso visitá-lo na íntegra, se assim o desejar.
Esta publicação, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, objetiva traduzir e detalhar esses parâmetros em indicadores operacionais, no sentido de oferecer às equipes de educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho.
Este documento foi construído com o objetivo de auxiliar as equipes que atuam na Educação Infantil, juntamente com famílias e pessoas da comunidade, a participar de processos de autoavaliação da qualidade de creches e pré-escolas .Pretende, ser um instrumento que ajude os coletivos a encontrar seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.
Este material foi elaborado para ser usado por instituições de educação infantil.
Secretarias de Educação e Conselhos Municipais de Educação podem estimular o seu uso.
Entretanto, é importante observar que a adesão das instituições de educação infantil deve ser voluntária, uma vez que se trata de uma autoavaliação. Também é importante lembrar que os resultados não se prestam à comparação entre instituições.
Este instrumento foi elaborado com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, aqui expressos em dimensões dessa qualidade,