Didatica geral
TEOLÓGICA
DIDÁTICA GERAL
MAGÉ
2012
CURSO DE CONVALIDAÇÃO TEOLÓGICA
Trabalho apresentado ao curso de convalidação teológica da FACETEN em convênio com a FACETAM – Faculdade de educação teológica das Américas.
MAGÉ
2012
Sumário
INTRODUÇÃO pg 04
DIDÁTICA GERAL pg 05
MÉTODOS DE ENSINO pg 05
RELAÇÕES ALUNO/PROFESSOR NA SALA DE AULA pg 05
A AULA COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO pg 06
A DIDÁTICA BÍBLICA pg 06
PLANEJAMENTO ESCOLAR pg 06
CONCLUSÃO pg07
BIBLIOGRAFIA pg08
INTRODUÇÃO
O que é didática?
Segundo o mini dicionário Aurélio da língua portuguesa é: “relativo ao ensino; próprio para instruir”.
O ministro deve ser hábil no ensino, e também favoravelmente inclinado para isto. Todas estas idéias estão contidas no vocábulo grego “didástikos” que significa apto para ensinar, habilidoso no ensino.
Ensinar exige estética e ética, como diz o grande educador Paulo Freire. Quando a ética e a estética estão juntas, aí vão decência e boniteza de mãos dadas, e mais: diz ele: “Cada vez me convenço mais de que, desperta com relação à possibilidade de enveredar-se no descaminho do puritanismo, a predica educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e pureza. ma crítica permanente aos desvios fáceis com que somos tentados a deixar as dificuldades que os caminhos verdadeiros podem nos colocar.”
É também tarefa da educação introduzir o conhecimento da vida eterna, segundo escreveu um certo ensinador, num célebre aforismo: “Educação implica ensino. Por sua vez, ensino implica conhecimento, logo o conhecimento é verdade. A verdade é a mesma em toda a parte.”
Esta pequena introdução mostra o que vamos estudar mais adiante a respeito deste assunto tão maravilhoso