Livro amor e perdiçao
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: BestBolso
Personagens:
Simão Antonio Botelho, o herói romântico: Era pouco estudioso e um bagunceiro em Coimbra, até ser degredado para a Índia em 1807, sem que se tivesse mais notícias dele depois. Ainda jovem, o Simão de Camilo é investido de ideais revolucionários, o que demonstra claramente quando se rebela contra a mentalidade escravocrata de sua família.
Teresa de Albuquerque, a heroína romântica: A frágil Teresa opõe-se firmemente ao destino que a família quer para ela, mas se vê obrigada a cumprir as ordens do pai, o dominador Tadeu de Albuquerque. Obstinada e apaixonada, luta para não se casar com o primo Baltasar Coutinho e troca cartas com Simão, na tentativa de acalmar a chama da paixão. Marginalizada e enclausurada em um convento, reflete a fé na justiça divina e as injustiças cometidas em função dos preconceitos da época que se interpunham entre ela e a felicidade que não se realiza.
Mariana, a amante silenciosa: Mulher mais velha, de 24 anos, criada no campo, Mariana pertence a uma camada popular. Dela, o narrador diz ter "formas bonitas" e um rosto "belo e triste" para realçar a grandeza de seu amor-renúncia. O desprendimento que mostra, amando Simão em silêncio e por isso ajudando-o a se aproximar da felicidade (que é Teresa), faz parte do ideário romântico. Abnegada e fiel, Mariana jamais diz uma palavra e controla obstinadamente o ciúme.
É o personagem que mais sofre no romance. Pode-se dizer que existe aqui uma tríade romântica ? Simão, Mariana e Teresa, que nunca se realizam sentimentalmente e têm final trágico. João da Cruz, o componês rústico: Personagem popular, é um camponês rústico que se transforma no protetor do jovem Simão quando este volta à cidade de Viseu atrás da amada. Se a princípio cuida do rapaz porque o pai de Simão livrara-o de uma complicação judicial, depois envolve-se