Trabalho de sociologia
Freud revolucionou o modo de encarar a mente humana e o nosso comportamento. Foi o criador da Psicanálise. Nasceu na Áustria, no seio de uma família judaica. Estudou medicina em Viena, antes de se especializar em estudos do cérebro e das suas perturbações. Pela excelência da sua escrita, recebeu em 1930 o Prêmio Goethe. Em 1938, para escapar às perseguições que lhe moviam os nazis, refugiou-se em Londres, onde assumiu a sua cátedra em Hampstead.
Obras
Interpretação dos Sonhos (1900), Para Além do Principio do Prazer (1920), O Futuro de uma Ilusão (1927), etc, etc.
Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise.
A psicanálise é um método de tratamento para perturbações ou distúrbios nervosos ou psíquicos, ou seja, provenientes da psique; bastante diferente da hipnose ou do método catártico. A terapêutica pela catarse hipnótica deu excelentes resultados, não obstante as inevitáveis relações que se estabeleciam entre médico e paciente. Posteriores investigações levaram Freud a modificar essa técnica, substituindo a hipnose por um método de livre associação de idéias (psicanálise).
O método psicanalítico de Sigmund Freud consistia em estabelecer relações entre tudo àquilo que o paciente lhe mostrava, desde conversas, comentários feitos por ele, até os mais diversos sinais dados do inconsciente.
Freud sempre achou que existia um certo conflito entre os impulsos humanos e as regras que regem a sociedade. Muitas vezes, impulsos irracionais determinam nossos pensamentos, nossas ações e até mesmo nossos sonhos. Estes impulsos são capazes de trazer à tona necessidades básicas do ser humano que foram reprimidas, como por exemplo, o instinto sexual. Freud vai mostrar que estas