Didatica geral
MARIA DALVA MELO SILVA
SINTESE DE DIDÁTICA GERAL
LIMA CAMPOS – MA
2015
MARIA DALVA MELO SILVA
SINTESE DE DIDATICA GERAL
Síntese apresentada como requisito avaliativo para a disciplina Didática Geral, professora Luisa Santos.
LIMA CAMPOS – MA
2015
CONCEITO DE DIDÁTICA
Didática é uma disciplina do campo da Pedagogia que tem como objeto central de estudos, e de práticas, as relações entre as formas de ensino e aprendizagem e os desafios da docência na sociedade.
Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não a passividade, mas sim a atividade da criança. Por isso, podemos afirmar que a Didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor-aluno.
HISTÓRICO DA DIDÁTICA: JAN AMOS KOMENSKY OU COMENIUS
João Amos Comenius (1592-1670), foi considerado “’o pai da Didática”. Segundo Comenius, dentre as obras criadas por Deus, o ser humano é a mais perfeita. Dada sua formação cristã, Comenius acreditava que o fim último do homem é a felicidade eterna. Assim, o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas.
Os desejos do “pai da Didática” eram: - Que todos os homens (jovens e velhos, ricos e pobres) fossem educados plenamente.
- Que todos os homens fossem educados integralmente, para falar sabiamente sobre tudo, com qualquer um, quando necessário.
- Que todos os homens fossem educados em todos os aspectos: para a verdade, a racionalidade, a sapiciência, a moralidade, a honradez e para a fé.
HISTÓRICO DA DIDÁTICA E SEU