Linguagem Programação WEB
Aplicações WEB
Oque é um Banco de Dados?
O banco de dados é parte integrante dos chamados Sistemas de
Informação, onde os dados são coletados, processados, organizados e armazenados. A parte de coleta, tratamento e processamento dos dados é feito por programas específicos como: ERP, CRM, Web service, sites, etc.
Porém, o armazenamento e organização desses dados são feitos em um banco de dados, podendo ser ele Oracle, SQL Server, MySQL ou outro.
Atualmente os bancos de dados são chamados de relacionais, pois suas estruturas são formadas por tabelas e relacionamento entre as tabelas.
Tanto um banco robusto como o Oracle ou um desktop como o Access adota este mesmo padrão, tornando assim fácil e possível a integração de dados entre bancos.
O que é SQL
O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de consulta a banco de dados criada na década de 70 na IBM, com base em conceitos da Álgebra relacional . Foi desenvolvida para padronização dos sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais existentes.
Não demorou muito e várias outras empresas estavam customizando o SQL e isso começou a gerar grandes problemas. Foi quando a American National Standards Institute (ANSI) em 1986 adaptou e criou um padrão para a linguagem SQL. Por esse motivo é comum vermos falar que um comando é do padrão ANSI, ou seja, ele é
“homologado” por este instituto. Ao longo do tempo o SQL foi revisto (1992, 1999, 2003) para incrementar novas funcionalidades e, assim, aumentar a capacidade e poder da mesma.
A importância da padronização do SQL para os SGBD’s, e mais especificamente para quem trabalha com eles é enorme, tendo em vista que por ser um padrão para os bancos de dados relacionais (o tipo de banco de dados mais usado atualmente) é possível, por exemplo, criar uma consulta a um banco de dados Oracle e essa mesma consulta funcione no SQL Server ou no PostgreSQL, entre outros.
Tal possibilidade permite, por exemplo, que desenvolvedores