TRABALHO COMEÇADO
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
CONTRATO SOCIAL - ROUSSEAU
CARLOS EDUARDO S P JUNIOR
CLEYTO ASTRISSI
DIONE NASCIMENTO
LUCAS BONADIMAM
Cuiabá / MT 2015
CONTRATO SOCIAL - ROUSSEAU
Artigo apresentado à disciplina de Ética, Política e Sociedade, como requisito para obtenção de nota.
Orientadora: Prof.ª. MsC. Náhyma R. A. Oliveira
Cuiabá / MT 2015
CONTRATO SOCIAL – ROUSSEAU: A VISÃO ÉTICA, POLÍTICA E MORAL
CARLOS EDUARDO S P JUNIOR
CLEYTO ASTRISSI
DIONE NASCIMENTO
LUCAS BONADIMAN
INTRODUÇÃO
O pacto social supõe um processo que garante a segurança do indivíduo ao privilegiar a comunidade. Uma sociedade política, regida por leis e fundada em um acordo universal e invariável, que beneficia todos igualmente, e organizada com base em deveres mútuos privilegiando a vontade coletiva (Livro I, Cap. VI).
Ao fazer a leitura da obra depreende-se que em “O contrato social” Rousseau discorre detalhadamente sobre várias questões relacionadas aos ideais do iluminismo e que fizeram dele antecipador de Kant e precursor de Marx. Neste trabalho destaca-se as ideias políticas éticas e morais em foco nas páginas: 36 a 42 e 51 a 55.
BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Escreveu além de estudos políticos, romances e ensaios sobre a educação, religião e literatura. Sua principal obra e O Contrato Social (nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém, a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os