didatica
MARIA APARECIDA GASPAROTTO RA 7376575214
ESTELA DE OLIVEIRA MUNIZ RA 6954487572
ALESSANDRA C M DOS SANTOS RA 7930695048
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DISCIPLINA DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
SANTO ANDRÉ/2014
Sinara Penteado
Etapa 1
Adaptação na Educação Infantil
A decisão de matricular o filho na Educação Infantil é movida por diversas razões. Alguns pais precisam apenas de um lugar para deixá-lo, enquanto outros entendem que esse é o ambiente mais apropriado para os seu desenvolvimento. Em ambos os casos o primeiro dia na creche costuma ser difícil, pois as crianças sentem-se inseguras.
As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais a principio, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebido na infância, tanto dos pais quanto dos professores e das demais crianças com as quais convive, auxiliam-na a compreender o contexto social ao qual ela está inserida. As crianças precisam ter bons estímulos, convivências significativas para seu pleno desenvolvimento.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranquila pelas crianças, é preciso ter o cuidado de envolver a família nesse processo de adaptação, pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, tanto as crianças como a família sentem-se mais seguros.
O papel primordial da escola neste momento é oportunizar as crianças relações interpessoais que não sejam do seu núcleo familiar.
Quando mais